top of page

Aprendizados do Coaching: Plenitude e Gratidão!

Atualizado: 15 de abr. de 2019




"Uma vida de plenitude

É uma vida de gratidão!"


O que é gratidão para você? É um sentimento, uma emoção, um hábito, uma virtude, um traço da sua personalidade.

O quanto você é verdadeiramente grato(a) a tudo o que te acontece?


Você vai me dizer: sim Cris, eu sou grato(a).

Eu agradeço pela vida, pela minha família...


blá, blá, blá!!!


Uns vão lembrar de agradecer pela saúde, pelo emprego, pela casa, pelo carro!!! Enfim...


Quem já agradeceu a sua mãe por ter aceitado o desafio de ter te carregado no ventre 9 meses? Quem já agradeceu quando teve internado por uma doença grave ou pela morte de alguém muito querido?

Sim, é isso mesmo!


A palavra gratidão tem origem no termo do latim gratus que deriva de gratia, que significa graça. Por tanto denota um estado de espírito!


Para o psicólogo Robert A. Emmon, autor de Agradeça e Seja Feliz e The Psychology of Gratitude a gratidão impacta de maneira positiva a vida cotidiana, proporcionando bem-estar físico, mental e espiritual. Para ele OBRIGADO é mais que uma palavra, é terapia.


"Nossa pesquisa mostrou que as pessoas que comunicam a gratidão possuem emoções mais positivas como alegria, entusiasmo, amor felicidade e otimismo. Além disso, essa prática protege as pessoa de sentimentos negativos, como inveja, ressentimentos ganância e depressão. O indivíduo grato é capaz de lidar de forma mais eficaz com o estresse diário, sendo mais resiliente aos traumas, e se recupera mais rápido de doenças físicas. ele é capaz de se relacionar 2 a 4 vezes melhor com o próximo"

(Robert A. Emmon, PhD - University of California)



Vou compartilhar com vocês cenas da minha vida:


Tive chikungunya de forma bastante severa, 1 ano "vítima" de dores, posso dizer que só quem teve consegue mensurar o que estou escrevendo, e mesmo assim sou extremamente grata! A dor me deu noção de quantos movimentos faço do acordar na cama até por-me de pé! Tem ideia de quantos músculos precisam atuar brilhantemente para que este movimento ocorra com maestria? E pensar que o seu corpo é uma grande orquestra funcionando harmonicamente! Só isso já te dá vontade de cuidar dele com mais carinho! Isto é aprendizado, amor-próprio! Isto é gratidão!


Perdi meu pai aos meus 10 anos e muito cedo descobri que seria rotina ouvir das pessoas: "coitada, tão novinha"! Passei muito tempo da vida, acreditando ser “vítima” deste fato!!! Estou longe de ser coitada! Esta é a minha história e foi ela que me trouxe até aqui e me fez ser quem eu sou! Que me fez a mulher forte que sou! A médica dedicada que sou!


E aí você pode me falar: Cris mas você seria uma médica dedicada...

Pode te afirmar com plena convicção que da forma que eu era, NÃO, EU NÃO SERIA!!!!


...mas isto é papo para outra história!!!


Então, pode soar estranho, mas como não ser grata inclusive a morte do meu pai? Quando você resolver ser verdadeiramente grato até ao que te causou dor você entenderá o que é plenitude!!!


E isto eu só percebi quando mergulhei em mim e conheci o Coaching!

O Coaching trouxe para mim um estilo de vida de gratidão. Não é fácil, é um desafio diário! Muitas das vezes não percebemos que o mundo está a todo tempo nos servindo.


Você que está lendo agora estas palavras se deu conta de que neste momento os seus olhos, a tela do celular, ou do computador ou tablet estão gentilmente te servindo? Trazendo palavras que estão gerando em você reflexão, trazendo você a um estado de consciência, e que este estado pode deflagrar em você uma onda de gratidão a Deus por ter olhos que enxergam, a quem um dia construiu a tecnologia para todo este aparato, a energia e a luz? Se neste momento você está sentado ou deitado confortavelmente, a cadeira ou a cama também estão te servindo!


Olhe para tudo o que está ao seu redor AGORA! Quantas "coisas" te servem neste momento? Não seria bom agradecer a elas?


O Coaching me trouxe esta consciência!


Se neste momento surge um sorriso no seu rosto e uma sensação de leveza, fique tranquilo, hormônios estão circulando em sua corrente sanguínea, te irrigando de alegria, paz, talvez até de vontade de celebrar, de retribuir!

Isto é gratidão!


Gratidão é um estilo de vida! Estilo este que leva a Plenitude!


Lendo isto você diria que é verdadeiramente grato e pleno?

Se não, o que falta para ser?


"Tudo isso aconteceu para o bem de vocês, a fim de que a graça de Deus

alcance um número cada vez maior de pessoas, e estas façam

mais orações de agradecimento, para a glória de Deus". 2 Coríntios 4:15


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page